Transtorno de Panico Curitiba (41) 3039-1890 (41) 9643-7333 saude@lincolnandrade.com.br

Conheça os Subtipos do transtorno de pânico, que são definidos de acordo com o tipo de crise

Apesar de as crises de pânico serem muito parecidas, existem subtipos bem caracterizados na prática psiquiátrica. Assim são descritos os seguintes subtipos na literatura médica, o que também observamos em nosso atendimento:

a) Subtipo com sintomas cardíacos proeminentes: são típicos de pacientes que procuram pronto-atendimentos clínicos ou cardiológicos com queixa de dor no peito. Até 30% das pessoas que procuram os serviços médicos com queixa de dor no peito apresentam transtorno de pânico, sem qualquer problema cardíaco.

Resultado de imagem para cardiological panic attack

b) Subtipo com predomínio de sintomas respiratórios: são típicos de pessoas cuja característica principal do ataque de pânico é a sensação de sufocação/falta de ar. Pessoas com este subtipo apresentam crises de pânico espontâneas com mais facilidade, além de mais ataques de pânico noturnos.

Resultado de imagem para breathing chest difficult

c) Subtipo com sintomas gastrintestinais: Esses pacientes apresentam dor abdominal, enjôo forte, episódios de vômito e diarreia durante o ataque de pânico. De modo interessante, existe a possibilidade de que a fome possa funcionar como gatilho no disparo deste subtipo de ataque de pânico. Muitas pessoas com a  síndrome do colón irritável, uma patologia intestinal com forte componente emocional, apresentam também transtorno de pânico.

Resultado de imagem para intestine pain

d) Subtipo associado com vertigem  (disfunção crônica do labirinto ou vestibulopatia crônica): o transtorno de pânico pode estar associados com vestibulopatia crônica (labirintite). Pesquisas apontam que até 1/3 dos pacientes com transtorno de pânico com agorafobia apresentam alterações vestibulares periféricas crônicas, cuja manifestação associada é  vertigem persistente.

Resultado de imagem para dizziness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *