Transtorno de Panico Curitiba (41) 3039-1890 (41) 9643-7333 saude@lincolnandrade.com.br
Crise De Panico No Local De Trabalho

Crise de pânico no local de trabalho

O medo do local de trabalho, também chamado de fobia ou aversão do local de trabalho, ocorre quando o nível de estresse  profissional é muito elevado, seja por sobrecarga, ritmo muito rápido de trabalho ou mesmo situações de problema de relacionamento com chefia, colegas, violência ou assédio moral no trabalho.

A pessoa que desenvolve fobia do local de trabalho pode apresentar diferentes níveis de gravidade, que variam desde ansiedade intensa ao se dirigir ou permanecer no local de trabalho, até reações emocionais incapacitantes, como chegar ao local de trabalho e não conseguir entrar, sofrer crise de pânico ao chegar ao trabalho ou no exercício da ocupação ou mesmo não conseguir sair de casa por medo de sofre uma crise nervosa (agorafobia ligada ao trabalho).

O medo do local de trabalho pode ser considerado doença ocupacional, apesar do pouco entendimento médico a respeito do problema. Frequentemente leva ao afastamento do trabalho por incapacidade laboral e está ligada frequentemente a outros transtornos mentais que ocorrem no exercício da ocupação, como síndrome de burnout (esgotamento profissional) e assédio moral no trabalho, ou ao agravamento de transtornos mentais prévios, como transtorno de estresse traumático (TEPT), transtorno de pânico (TP) ou transtorno de ansiedade social (TAS).

O tratamento deve ser conduzido por psiquiatra que realmente tenha experiência em psiquiatria ocupacional e do trabalho, para evitar erros diagnósticos e confusão quanto a questão da legislação trabalhista e da perícia do INSS quando necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *