Transtorno de Panico Curitiba (41) 3039-1890 (41) 9643-7333 saude@lincolnandrade.com.br
Crises De Panico Que Acontecem Durante O Sono

Crises de pânico que acontecem durante o sono

Aproximadamente 60% das pessoas que sofrem com o transtorno de pânico apresentam crises noturnas (Uhde 1994). Os ataques noturnos acontecem geralmente entre 01:30h e 03:30h, e muitas pessoas tem medo de dormir devido aos despertares em crise, que assustam ainda mais quem já vive com medo das crises.

Estudos em laboratórios de sono apontam que as crises ocorrem durante as ondas delta do sono, ondas lentas que ocorrem em sono profundo, após várias horas de sono. Ao entrarem no sono delta as pessoas que sofrem com a síndrome do pânico podem despertar em pleno ataque de pânico.

É importante lembrar que as crises de pânico não tem relação com pesadelos, como acreditam pessoas que tem crises noturnas e até muitos terapeutas, pois sonhos e pesadelos acontecem na fase REM do sono, chamada de fase de movimentos rápidos dos olhos, que ocorre bem mais tardiamente do que a fase de ondas delta. portanto, pessoas que despertam em pleno ataque de pânico não estão sonhando (Barlow, 2012). Também não é comum ocorrer crises de pânico ligadas à apneia do sono, pois a apneia ocorre em ciclos de despertar e adormecer. Também não há ligação entre crises de pânico e crises de terror noturno, que ocorrem no estágio 4 do sono, posterior também ao estágio de ondas delta. Por outro lado, as pesquisas em afro-americanos indicam a possibilidade de alguma associação entre a paralisia do sono e crises de pânico entre pessoas com histórico de trauma, estresse traumático e transtorno de pânico (Barlow, 2012).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *