Transtorno de Panico Curitiba (41) 3039-1890 (41) 9643-7333 saude@lincolnandrade.com.br
Transtorno De Panico E Risco De Suicidio

Transtorno de pânico e risco de suicídio

A relação entre transtorno de pânico e suicídio ou tentativa de suicídio é controversa na literatura especializada.

Sabe-se que diante de crises graves de pânico muitos pacientes, principalmente em primeiro episódio de crises de pânico ou que nada sabem a respeito do transtorno,  pensam em suicídio ou que a morte poderia ser uma solução.

A pesquisa médica demonstra que é mais frequente a ideação ou tentativa de suicídio em pessoas com síndrome do  de pânico associado a outros transtornos psiquiátricos, como depressão ou abuso de álcool e drogas. Alguns estudos demonstram que mesmo pacientes com transtorno de pânico sem outros transtornos psiquiátricos apresentam taxas maiores de ideação e tentativa de suicídio do que a população geral.

Portanto, é muito importante lembrar que transtorno de pânico é sim um quadro clínico psiquiátrico, porém uma doença que nada tem a ver com loucura, perfeitamente tratável, que não vai causar loucura, e que a pessoa acometida vai voltar a ter vida normal desde que adequadamente tratada. Essa pessoa necessita de diagnóstico correto e tratamento adequado, o que deve ser feito por psiquiatra experiente no tratamento desde quadro clínico que tanto sofrimento causa ao paciente e aos seus familiares. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *