Você sabe qual a diferença entre ataque e transtorno (síndrome) do pânico?
Um ataque de pânico é um episódio súbito de medo, pavor ou desconforto, que se forma repentinamente e rapidamente atinge intensidade elevada. É uma sensação iminente de que algo de muito ruim vai acontecer, seguido de vários sintomas físicos e pensamentos assustadores. Um ataque de pânico dura entre 5 e 40 minutos.
Os sintomas do ataque de pânico comportam alguns dos relacionados abaixo, mas não se limitam a eles:
- Palpitações/taquicardia
- Sudorese (suor)
- Sensação de falta de ar ou sufocamento
- Tremores
- Dor no peito
- Enjôo
- Tontura
- Sensação de que vai desmaiar
- Medo de perder o controle
- Medo de enlouquecer
- Sensação de morte iminente
- Formigamento
- Sensação de estar distante de si mesmo
- Sensação de irrealidade
- Ondas de calor ou calafrios
Um ataque de pânico isolado não significa que você tem o transtorno (síndrome) do pânico. Várias situações podem causar ataque isolado de pânico, incluindo uso de certas drogas, certas doenças físicas e o uso de certos medicamentos.
Já o transtorno (síndrome) do pânico é caracterizado por ataques repetidos e persistentes de pânico, o que gera mudanças importantes no comportamento e na vida da pessoa acometida. A principal característica do transtorno de pânico é o medo persistente de ter novos ataques de pânico. Abaixo os critérios fundamentais para o diagnóstico de transtorno de pânico:
a) Ataque de pânico recorrentes e inesperados, seguidos pelas seguintes eventos:
- Preocupação persistente com possíveis novos ataques de pânico (ansiedade antecipatória)
- Preocupação com as consequências de novos ataques, como ter um infarto ou enlouquecer
- Alterações do comportamento devido ao medo de novos ataques
b) Agorafobia, palavra que significa comportamento evitativo quanto a possibilidade de ter novos ataques e não poder ser socorrido, passar constrangimento, o que leva a evitar certas situações e lugares, como falar em público, frequentar shopping centers, etc
c) Os ataques de pânico não são causados por doença física, uso de drogas ou medicamentos, ou por outro transtorno mental